45 ANOS DOS FMM
É o Amor de Cristo que nos congrega. Como Assembleia santificada no seu Sangue, para iluminar-nos com sua Palavra e sustentar-nos com o Banquete da Eucaristia. Nesta Alegria de celebrarmos o Mistério Pascal de Jesus, incluímos um motivo especial de Ação de Graças: Hoje, nós, Frades Menores Missionários queremos elevar ao Deus, Onipotente e Bom, um hino de louvor e agradecimento pelos 45 Anos de nossa existência como congregação religiosa na Igreja. Nossa exultação se une ao júbilo da Mãe de Jesus, cuja Assunção a comunidade eclesial celebra neste dia; ademais, foi sob a sombra materna de Maria que nascemos como um novo estilo de vida consagrada.
BREVE PERFIL HISTÓRICO DOS FRADES MENORES MISSIONÁRIOS
A congregação dor, Frades Menores Missionários teve seu início a 15 de agosto de 1973 em União da Vitória, Paraná, na festa da Assunção Maria, em cerimônia presidida por D. Geraldo Micheleto Pellanda, de saudosa memória, então bispo de Ponta Grossa. A ereção em Pia União se deu com o nome originário de Pia Associação dos Padres de S. Francisco de Assis.
- Com a aprovação das Constituições por decreto diocesano de D. Geraldo de 15/08/80, passou a chamar-se de Instituto dos Frades Menores Missionários.
- O total dos religiosos fundadores e que nela perseveraram é de 13, dos quais 11 são falecidos: Domingos Rigon, Timóteo Pérsici, Celso Chesini, Teodoro Ferronato, Manoel Parisi, Justino Dotti, Tiago Lucchese, Alceu Richetti, Gaspar Zonta e Doroteu de Pádua, Frei Ireneu Costella, Frei Eusébio Ferreto e Frei Edmundo Costella.
- Dos freis que começaram sua vida religiosa na Congregação, três já completam nossa família na Eternidade feliz: Frei Natalino, e Frei Henrique, e Frei João Cordeiro.
Queremos, então agradecer a Deus o privilégio de viver a Regra que São Francisco escreveu, que nada mais é que observar o Santo Evangelho. Retomamos aqui as palavras de um de nossos queridos fundadores, o saudoso Frei Ireneu:
Reconhecemo-nos um pequenino rebento na árvore frondosa da Família Franciscana! Bendito seja Deus por nos ter dado um homem chamado Francisco.
Bendito seja Deus por nos ter dado a sua Ordem, onde nos espelhamos.
Bendito seja Deus pela frondosa árvore Capuchinha.
Bendito seja Deus pela amada madre Província Sagrado Coração de Jesus do Rio Grande do Sul. Foi aí que se deu o início de viver o ideal de Francisco, desligando-nos, sem nos desligar.
Bendito seja Deus pela Província S. Lourenço de Bríndise do Paraná, pelos dois membros Frei Doroteu e Frei Gaspar.
Bendito seja Deus por sermos este pequeno rebento dos FMM. Que possamos ser milhares para a glória de Deus, para o Reino, para a salvação dos homens.
Chamados ao retorno às fontes franciscanas, joguemo-nos nos braços de Francisco, para e encontrar aí o calor, a luz, a coragem, para ser o que ele foi.
Após 45 anos de existência, nossa Congregação se alegra também pelo Ramo Feminino IFMM – Irmãs Franciscanas Menores Missionárias, que vai despontando discreta, mas belamente. Hoje, Irmã Neuza renova pela 2ª vez suas Promessas Religiosas, Irmã Francisca inicia seu 2º ano de Noviciado e, Giordana inicia seu tempo de Provação, no Santo Noviciado.
Portanto, com imenso sentimento de gratidão, queremos colocar diante do altar de Deus todas as Pessoas e Instituições que sempre se fizeram presença amiga e solidária, durante estes anos: bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos! Que o Onipotente e Bom Senhor lhes retribua com sua Paz e com todo o Bem!
Dado na Comemoração da Festa da Congregação no dia 15 de agosto de 2018 na Capela São Francisco de Assis em Ponta Grossa com a presença do nosso Bispo D. Sérgio Arthur Braschi.