48 ANOS FMM

FRADES

Vivemos como irmãos numa vida de oração e trabalhos comunitários e pastorais.

MENORES

Queremos ser simples e pobres conforme o ideal deixado por São Francisco em obediência à Igreja.

MISSIONÁRIOS

Disponibilidade em servir dentro e fora das fraternidades, espelhando o amor de Deus.

A Família dos FRADES MENORES MISSIONÁRIOS – FMM é um ramo de inspiração Divina dentro da Família Franciscana que nutre sincero e firme desejo de entender e observar de maneira perfeita, integral e simples o Santo Evangelho, fazendo de Jesus, o centro de nossa vida, através da observância fiel da Regra de São Francisco de Assis.

A congregação dos Frades Menores Missionários teve seu início a 15 de agosto de 1973 em União da Vitória, Paraná, na festa da Assunção de Maria, em cerimônia presidida por D. Geraldo Micheleto Pellanda, de saudosa memória, então bispo de Ponta Grossa. A ereção em Pia União se deu com o nome originário de Pia Associação dos Padres de S. Francisco de Assis. Com a aprovação das Constituições por decreto diocesano de D. Geraldo de 15/08/80, passou a chamar-se de Instituto dos Frades Menores Missionários. Em 22 de Março de 1982 a antiga Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares do Vaticano autorizou a Ereção Canônica.
A Ereção Canônica em Congregação de Direito Diocesano deu-se a 30 de maio de 1982, em Ponta Grossa, através de um decreto emanado por D. Geraldo. A 15 de agosto de 1994, D. Murilo Sebastião Ramos Krieger, então bispo de Ponta Grossa, aprovou por decreto a revisão das Constituições. O total dos religiosos fundadores e que nela perseveraram é de 13, todos são falecidos: Domingos Rigon, Timóteo Pérsici, Celso Chesini, Teodoro Ferronato, Manoel Parisi, Justino Dotti, Tiago Lucchese, Alceu Richetti, Gaspar Zonta, Doroteu de Pádua, Ireneu Costella, Eusébio Ferreto e Edmundo Costella.