Prefácio: por Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispo diocesano de Ponta Grossa – PR

É para mim, como Bispo diocesano de Ponta Grossa, motivo de júbilo e grande honra abrir esta publica- ção comemorativa dos 50 anos de Fundação dos Frades Menores Missionários.

Na esteira da renovação do Concílio Vaticano II – que pedia a toda a Igreja uma volta às fontes inspiradoras da Palavra de Deus e da Liturgia, e às congregações re- ligiosas a retomada do primeiro amor, do Carisma dos fundadores nasceu esta obra do Espírito Santo: um pequeno grupo de Freis Capuchinhos do Paraná e Rio Grande do Sul sentem o forte impulso interior de reto- mar o ímpeto renovador de Francisco de Assis e Clara na sua forma mais original e cristalino, como a beleza da “irmā água”, que corre resplendente e casta. Viver o Evangelho “sem glosa, sem comentários”, como vivera o próprio Filho de Deus, feito pobre carpinteiro de Nazaré, revisitado pelo Franciscanismo.

Acolhido este carisma pelo saudoso Bispo de Ponta Grossa, Dom Geraldo Micheletto Pellanda, nascia em 1973 esta Ordem: FMM, Frades Menores Missionários! O caminhar desses 50 anos foi árduo, atento às novas ne- cessidades dos tempos, mas sempre fiel ao exemplo e intercessão dos 13 freis fundadores.

Meus afetuosos Parabéns por esse JUBILEU DE OURO! Que esta publicação perpetue o ímpeto missionário e evangelizador, “reconstruindo a Igreja”, como pedia o Cru- cificado de São Damião. Que incentive os leigos e leigas das Comunidades onde servem, e todos os benfeitores, a continuar apoiando e seguindo o testemunho dos Freis.

E que a querida Diocese de Ponta Grossa possa contar sempre com vossa presença e alegre exemplo de como seguir a Cristo no terceiro milênio.

Com a intercessão de Maria,

Mãe da Divina Graça, Senhora dos Anjos.

15 de agosto de 2023.

Dom Sergio Arthur