Vamos entender um pouco sobre o significado de Domingo Laetare e Domingo Gaudete.
Bem, primeiro é bom dizer que ambas as palavras “Laetare e Gaudete” são de origem latina e significam basicamente a mesma coisa, ou seja, significam “Alegria”. É como se disséssemos na Língua Portuguesa “Alegra-te e Rejubila-te” que querem dizer a mesma coisa sendo uma palavra sinônima da outra. Outra semelhança entre Domingo Laetare e Domingo Gaudete é que ambos se referem a um termo tradicional dado ao penúltimo domingo da Quaresma e do Advento, que popularmente é conhecido como o Domingo da Alegria. Este domingo consiste em uma pausa prevista dentro do rito litúrgico, para lembrar que a Alegria está chegando, ou seja, uma grande festa está por vir.
É importante entendermos que no Ciclo do Natal e no Ciclo da Páscoa existe um tempo de preparação que antecede estas grandes festas do calendário litúrgico de nossa Igreja. O tempo de preparação para o Natal é o Advento que são quatro domingos, sendo o terceiro domingo do advento, o Domingo Gaudete. O tempo de preparação para a Páscoa é a Quaresma que são cinco domingos, sendo no quarto domingo, o Domingo Laetare. Nestes domingos temos a presença da cor litúrgica “rosa” exatamente para lembrar que é um domingo diferente. Neste domingo é importante que a Igreja esteja com a ornamentação diferenciada, pois afinal a Alegria Maior se aproxima que é o Natal ou a Páscoa.
Contudo lembramos que Advento e Quaresma têm um sentido penitencial. O Advento mais voltado para espera enquanto a Quaresma para a conversão. São tempos em que a Igreja nos pede reflexão de nossas atitudes para que estejamos sempre alinhados a proposta do Evangelho e nos convertamos de fato para bem celebrar as grandes festividades.