Latino-americano é eleito sucessor de São Francisco de Assis

O argentino Frei Carlos Alberto Trovarelli foi eleito Ministro Geral durante o 202º Capítulo Geral que acontece em Assis, na Itália, e termina em Collevalenza, em 17 de junho. “É uma honra ser o sucessor de São Francisco e pai de uma grande fraternidade. Pedi ao Santo de Assis a ajuda de seu espírito e aos frades que trabalhem e pensem juntos, para sempre olhar a maneira como São Francisco viveu o Evangelho”, disse ele.

Andressa Collet e OFM – Cidade do Vaticano

Em mais de 800 anos de existência, a Ordem dos Frades Menores Conventuais elegeu o primeiro latino-americano como sucessor de São Francisco de Assis. O argentino Frei Carlos Alberto Trovarelli foi eleito Ministro Geral no sábado (25), no final da primeira semana de trabalhos do 202º Capítulo Geral que que acontece em Assis, na Itália, e termina em Collevalenza, em 17 de junho.

A biografia de Frei Carlos

O argentino nasceu em Cinco Salto, Rio Negro, em 22 de junho de 1962 e ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais pela Província Rioplatense de Santo Antônio de Pádua, presente nos países da Argentina e do Uruguai, em 15 de fevereiro 1986. Em 1990 fez a sua profissão solene e foi ordenado presbítero cinco anos depois. Frei Carlos tem atuado atualmente como assistente geral da Federação Conventual da América Latina (FALC).

O 120º sucessor de São Francisco vai representar quase 4 mil frades que vivem em 68 países. O novo Ministro Geral declarou que “é uma honra ser o sucessor de São Francisco e pai de uma grande fraternidade. Pedi ao Santo de Assis a ajuda de seu espírito neste serviço. Peço aos frades que trabalhem e pensem juntos, para sempre olhar o Evangelho e a maneira como São Francisco viveu o Evangelho”.

A promessa de fidelidade

Frei Carlos deve atuar pela “fraternidade, reestruturação da Ordem e atualizações no estilo de vida”. Diante dos capitulares e do Custódio do Sagrado Convento de Assis, Frei Mauro Gambetti, o novo Ministro Geral fez a seguinte promessa de fidelidade à Ordem e à Igreja:

“Prometo sempre preservar a comunhão com a Igreja Católica, tanto nas minhas palavras como no meu modo de ser. Realizarei com diligência e seriedade os deveres a que tenho direito em relação à Igreja, tanto a Unidade Universal como a Particular, na qual, de acordo com as normas da lei, fui chamado a exercer o meu serviço. Ao exercer o ofício que me foi confiado em nome da igreja, guardarei intacto e fielmente transmitirei o depósito da fé, rejeitando assim qualquer doutrina contrária a ela. Apoiarei a disciplina comum de toda a igreja e promoverei a observância de todas as leis eclesiásticas, em particular as contidas no Código de Direito Canônico. Observarei com obediência cristã o que os Santos Pastores declaram como autênticos Doutores e Professores da Fé e estabelecem-se como Chefes da Igreja e a união com os Bispos diocesanos […] “.

(Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – OFM)

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-05/sao-francisco-de-assis-sucessor-frei-carlos-trovarelli-argentino.html