Neste ano (2023), estamos comemorando os 800 anos da Regra Bulada de São Francisco de Assis, e isso é uma chance para repensarmos o que significa ser franciscano nos dias de hoje. É um momento para olhar de novo para quem somos, nossa identidade e o que nos inspira a sair pelo mundo anunciando o reinado de Deus.
Ao contrário de ser algo antigo e parado no tempo, a Regra Bulada é como uma árvore que cresce e se desenvolve com as primaveras da Igreja ao longo do tempo, como diz um texto inspirador da Conferência da Família Franciscana chamado “Um Centenário articulado e celebrado em vários centenários” (p. 6).
Esse texto nos lembra que São Francisco, quando escreveu a Regra Bulada, estava passando por muitos problemas com seus
frades, mas mesmo assim ele não desistiu da ideia de viver como irmão de todo mundo. E ele nos convida a fazer o mesmo. Hoje, a Igreja destaca a figura de Francisco como um exemplo de como ser uma comunidade unida pela sinodalidade, chamando-o de “santo do amor fraterno”. Os ensinamentos de Francisco, mesmo depois de 800 anos, ainda podem nos guiar para ser uma igreja que está sempre pronta para ouvir, especialmente os mais humildes, levando uma mensagem de alegria e significado para quem quiser escutar, como nos propõe o Papa Francisco na Evangelii Gaudium 21.
Nós, Frades Menores Missionários, que seguimos a Regra Bulada de São Francisco, estamos animados para renovar o espírito franciscano em nossa congregação e ajudar a Igreja nos desafios de hoje. Em 2023, além de celebrar 50 anos de fundação, também estamos festejando os 800 anos do Presépio, do Cântico das Criaturas e da impressão das chagas de São Francisco. Festas que nos ajudam a tonar sempre novo e atual o carisma franciscano.
Que Deus abençoe essa renovação.
Paz e bem!